Páginas

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Dieta para combater a ansiedade

Alguns nutrientes são capazes afetar a sua ansiedade. A nutricionista Mariana del Bosco, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), explica que alimentos como o café, chá preto e chocolate têm componentes estimulantes que podem, em maior ou menor grau, intensificar a ansiedade.

O ideal então é consumir os que acalmam. O leite, por exemplo, é fonte de triptofano, um precursor da serotonina. Não é à toa que sua avó já recomendava uma xícara de leite quente antes de dormir. Outra dica é optar pelos chás calmantes, como os de camomila e melissa.

Para evitar que a ansiedade faça você engordar, a nutricionista afirma que o primeiro passo seja preparar o ambiente em que você fica. Se a crise aparece e tem um pacote de bolacha na frente, ele corre o grande risco de ser devorado! Os ansiosos comem o que tiver ao alcance, e às vezes, tão rápido, que nem sentem o sabor das guloseimas.

Organize a geladeira e a despensa para que tenha alimentos saudáveis à vista e nada de guloseimas. As extravagâncias podem ser feitas em festas ou nos fins de semana. Que tal rechear a mesa do escritório, por exemplo, com petiscos mais leves, como frutas, cereais, palitos de cenoura, pepino etc?

Os outros conselhos são os mais comuns, mas também os mais certeiros: consuma mais fibras (cereais integrais, verduras e legumes), fracione as refeições e sempre que possível, associe carboidratos às proteínas. A nutricionista explica que isso garante uma sensação de saciedade prolongada.

*Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário